quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

4 de fevereiro

Hoje é 4 de fevereiro. Eu tentei procurar no google algum evento, aniversário, etc. que se comemora hoje, mas como minha internet não está nos seus melhores dias (o melhor é que no calor a coisa piora ~:) mas eu não tive paciência suficiente.
O que importa é que hoje fazem dois meses que a atriz Carolinie Figeuiredo gravou o vídeo "4 de dezembro" que foi motivo de chacota por toda a comunidade internauta. OK, não é lá muito normal uma atriz global ir até o Jardim Botânico e gravar um vídeo toda molhada de chuva dizendo coisas como "religar é religião" entre outras que me deixaram com cara de -Q. Mas vamos esquecer da situação e do vídeo em si e nos concentrarmos apenas na mensagem que ele passa.
4 de dezembro é o dia da chuva, de Iemanjá e de uma outra santa que confesso não lembrar o nome. A chuva é um elemento que em nossa cultura é relacionada com renovação e purificação (tá, a chuva nas metrópoles brasileiras são tudo menos limpas, mas abstraia isso também). Esse simbolismo pluvial com certeza foi um dos motivos de ela ter essa epifania, onde se deu conta que era mais do que hora de mudar sua postura diante do mundo.
Agora pense: mudar a postura diante do mundo, mudança, não é um dos maiores sonhos do ser humano? Afinal, todo mundo vive dizendo: ai como eu queria poder me comportar de tal jeito; ai se eu não agisse de tal forma minha vida seria perfeita, etc. Ora, é normal isso. Se estamos aqui é para melhorar cada dia mais, mas há alguns... defeitinhos, algumas coisinhas que nos impedem de melhorar de vez e é isso que a atriz queria passar no vídeo.
A loucura de fazer o certo, a loucura de estar sóbria... se você for analisar bem, ela não falou nenhuma bobagem, afinal, nós vivemos num mundo onde fazer o certo é motivo de piada. As pessoas hoje em dia têm vergonha de serem honestas, de serem "certinhas". Fazer o certo é declarar guerra contra a sociedade. Estar sóbrio é uma loucura!
Concluindo, por mais que o jeito que ela diz, a maneira como ela se comporta durante o vídeo possa parecer que ela está louca, drogada, etc. Deixe de lado esse preconceito e, dessa vez, assista esse vídeo com seriedade, prestando atenção na linda mensagem que ele passa.