sábado, 5 de dezembro de 2009

All of a sudden, I miss everyone.

Meus conterrâneos fernandoprestenses já devem estar cansados de ouvir gente lendo textos, ver frases, músicas, etc. que falam dessa nossa triste e inevitável despedida que algum gramático insensível e que com certeza não estudou na ETec Fernando Prestes apelidou de "formação acadêmica". Mas nem ligo se o texto é repetitivo, pois três anos de amizades, de aprendizado, de alegrias, tristezas ou, para ser mais diretos, os três anos que mais me marcaram na minha vida merecem um humilde texto como esse onde eu possa expressar o quanto tudo isso foi importante pra mim e o quanto eu vou sentir falta dessas manhãs mágicas.
Eis que chega 08 de fevereiro de 2007. Uau, que crescido que estou, já entrei no ensino médio e, puta merda, passei no meu primeiro processo seletivo, como sou inteligente! Mau saberia eu que em uma semana, toda esse sentimento de grandeza cairia por terra. Descobri que durante todo esse tempo eu era simplismente um peixe grande em um lago pequeno mas, por paradoxal que seja, isso me deixou muito feliz. Toda aquela gente doida, aqueles professores doidos, esse estranho lema "liberdade com responsabilidade" tão contrastante com o regime quase militar que me impunham no Ensino Fundamental... tudo isso me fez chegar à conclusão que tinha valido a pena aquele domingo de verão perdido.
A patir daí o tempo não passou, ele correu, voou, escorreu por entre os dedos, e 2007 acabou com uma velocidade estonteante. Bem, não dá pra voltar o tempo né? Que venha 2008.
Ano novo, gente nova para zoar, não sou mais um calouro, sou um veterano! Que maravilha. Alguns podem dizer que 2008 foi sem sal, que o primeiro ano deu de dez a zero no segundo, mas eu digo: caímos na rotina, nada mais era novo, acabou o encanto da primeira vez, 2008 foi o ano em que deixamos de lado o ufanismo para encarar os defeitos de nossa amada escola.
Mais uma vez, o ano escorreu entre os dedos e, se me pedissem para adjetivar o ano seguinte eu diria que ele foi intenso. De repente, não mais que de repente eu estava no último ano, somos vestibulandos, estava quase atingindo a maioridade, precisava correr atrás do tempo perdido e, ao mesmo tempo, aproveitar meus preciosos minutos como nunca. Mas isso não significa que no meio dessa tensão não houve espaço para diversão. Muito pelo contrário, vendo o fim chegando cada vez mais perto, aproveitei cada segundo como se fosse o último.
Tudo que é bom dura pouco, não seria diferente com relação à nossa amada escola. A tristeza por abandonar aqueles que mais amo, a ânsia em querer saber o que será daqui pra frente, a alegria em ter consciência que finalmente agora darei meus próprios passos e o medo de falhar se misturam dentro de mim. Não sei se estou feliz ou triste. O que sei é que se for pra lembrar de algo bom, lembrarei de cada segundo que passei junto com vocês.