domingo, 6 de dezembro de 2009

A profecia

Imaginem a situação: estou eu tranquilamente olhando as notícias no site da folha, quando eu vejo uma manchete escrita: Brasileiros aceitam pagar para conter aquecimento. Na mesma hora minha mente consumista pensou: PERA LÁ, ninguém pediu minha opinião!
Não, eu não quis dizer que eu não estaria disposto a colaborar caso fosse necessário, simplismente acho que cobrar impostos não é uma saída nem um pouco inteligente para o problema da emissão de poluentes de nossa terra tupiniquim. Quer dizer, já posso até imaginar a cronologia dos acontecimentos:
06/12/2009: Datafolha divulga o resultado da pesquisa, no qual consta que 56% dos brasileiros estão dispostos a pagar mais impostos para conter a emissão de gases poluentes.
07/12/2009: Algum político espertchénho afim de aproveitar essa boa vontade de seus eleitores, resolve criar um projeto de lei para criar o tal imposto, que chamaremos de IPA (Imposto Pró-Atmosfera).
23/12/2009: Após passar por alguma intriga da oposição e pela manifestação de alguns universitários rebeldes, a lei é aprovada.
01/2010: Ano novo, vida nova, imposto novo, dinheiro novo indo pro porco gordo do governo.
08/2010: Todo mundo já esqueceu da tão (in)justa contribuição, a poluição continua a mesma e ainda DE BRINDE os brasileiros recebem os primeiros escândalos de desvio de dinheiro do IPA.
12/2010: Copenhagen dá uma comida de rabo no presidente, mas mesmo assim nenhum dos envolvidos no escândalos recebem nenhuma punição.
Podemos passar por isso e, ou então os governos federais, estaduais, etc, podem criar projetos de abatimento fiscal para pessoas físicas ou jurídicas que incentivarem a redução na emissão de poluentes no país. E aí, qual vai ser?