sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Humanos vs humanos 10∞th round

Estava eu todo contente, surfando num foguete chamado internet quando vi a lista de blogs da revista Bravo!, e resolvi checar o blog do poeta Ferreira Gullar (http://literal.terra.com.br/ferreira_gullar/). Vi uma aba escrita "Lado B", onde ele publicou alguns de seus desenhos e colagens e confesso que fiquei surpreso. Não, eu não entendo absolutamente nada de artes plásticas, mas os desenhos do escritor me encantaram, principalmente pela formação de elementos urbanos como prédios e bules de café através de figuras geométricas sobrepostas que, olhando-as separadamente lembram desenhos indígenas. Veja essa imagem que eu postei, por exemplo. Um fundo que indiscutivelmente lembra uma estampa de zebra atrás de uma pila de triangulos, losangos, retângulos e quadrados que separadamente parecem algo como uma estátua indígena, mas que visto como um todo forma um prédio sob um enorme bule de café. Embaixo disso tudo, há um retângulo que abriga quatro triângulos que lembram cabanas de índios norte americanos. Na esquerda e na direita, mais listras de pele de animal. Será que ao desenhar um prédio em cima das cabanas indígenas, Gullar quis ilustrar a imposição da sociedade capitalista sob a cultura indígena? Será que as tímidas listas verdes ilustram a pouca mata nativa que ainda resta na sociedade contemporânea?
Como eu disse, eu não entendo de artes visuais, mas eu encaro as artes como uma imensa fonte de questionamentos ilustrados cujas respostas não existem necessariamente. Tendo isso em mente, resolvi escrever esse singelo texto e exprimir a reação do meu ego ao se deparar com o desenho acima colado.